domingo, 8 de abril de 2012

SUGESTÃO PARA ESTUDAR AS LIÇÕES BÍBLICAS DA CIÊNCIA CRISTÃ.

___________________________________________

Oficina Bíblica de Férias
 
AMPLIADA 04
  

 Pousada Monte Crista  
Garuva, SC, Brasil -  Janeiro de 2011


Local preparado para o estudo da LBs


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Culto de testemunhos, dirigido por Mario Schoroeder, CS de Joinville - SC.

Final da tarde de 04 de janeiro de 2011,

 Pousada Monte Crista
 ______________________________________




Breve histórico sobre as Lições Bíblicas

da Ciência Cristã
 


 
UMA FORMA DE SERMÃO REVOLUCIONÁRIO



Não satisfeita com a forma de sermão, veiculado nas igrejas de sua época, onde a Palavra era interpretada a partir do entendimento de cada pregador. Depois de muitos anos de observação e oração, Mary Baker Eddy foi conduzida para estabelecer a Bíblia e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras como único pastor de sua igreja.



human_life_cover_thumb66


Além disso, forneceu a Lição Bíblica – também chamada de  Lição-Sermão, com 26 temas cuidadosamente indicados, como estrutura para selecionar passagens da Bíblia e de Ciência e Saúde.

Esta forma de sermão revolucionário, ao ser estudado a cada dia durante a semana, e lido como sermão - ponto central dos serviços religiosos de domingo, incentiva o estudo da Bíblia e do livro texto diariamente, estimulando a participação ativa de seus estudantes nos culto de domingo.

Mary Baker Eddy afirma, no Manual da Igreja Mãe, que da Lição Bíblica depende grandemente a “prosperidade da Ciência Cristã” (p.31), possuindo valor inestimável para os que buscam a Verdade (Mis. 114:1).


amesbury_gallery_02_thumb102

Residência de Mary Baker Eddy, entre 1862 e 1870,
Amesbury, MA, EUA – Longyear Museun.
     



Principais fatos históricos

1872: As primeiras Lições Bíblicas, que os Cientistas Cristãos estudavam, eram conhecidas como Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional (International Sunday School Bible Lessons), também chamada de Série International(International Series) publicado pela The Sunday School Society, organizada em 1791 na Filadélfia. Em 1872, na convenção da Sunday School Society, foi aprovado um plano para uniformizar as lições bíblicas para uso em estudos bíblicos das igrejas protestantes.


lynn_gallery_02_thumb137


Casa de Mary Baker Eddy entre 1875 a 1882 – Lynn, MA, EUA.
 

1879: entre 1879 e 1889 Mary Baker Eddy foi pastor da “Church of Christ, Scientist”. Durante este período vários alunos seus serviram como “pastores auxiliares”.


Lynn-Massachusetts_1875-1882192
 

1888: pela primeira vez o The Christian Science Journal inclui “notas”, sob o ponto de vista da Ciência Cristã, junto as Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional(International Series) – intitulada “Lições Bíblicas”, escrito por Frank E. Mason, CSB, pároco (pastor auxiliar) da Igreja de Cristo (Cientista), em Boston. No início desta edição, apenas duas destas “notas”(Lições Bíblicas) eram publicadas por mês.

1889: em julho, a “International Series” (Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional), publicada no Journal, vem acompanhada de algumas referências ao livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy. A lição desta edição foi dividida em quatro temas, um para cada domingo do mês.

O mesmo periódico (Journal), na forma de aviso, explica que a The Christian Science Publishing Society (Sociedade Editora da Ciência Cristã) estava se preparando para emitir uma série de sermões sobre temas da Ciência Cristã, para uso nas reuniões de domingo.

Para isso, a Sra. Eddy nomeia uma comissão, de quatro pessoas (Julia Bartlett, Ira O. Knapp, William Johnson, Rev. Lanson Norcross), para prepararem comentários e notas, na forma de folheto, apresentando o ponto da Ciência Cristã em relação às Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional.

Esta iniciativa vai atender  igrejas onde não existiam pastor. Pela primeira vez, em dezembro, a Lição Bíblica da Ciência Cristã aparece impressa separa do Journal. O objetivo deste material foi dar mais espaço para a publicação de artigos neste periódico.

1890: na edição de fevereiro, do Journal, o emblema - “ a cruz e a coroa”, aparecem estampadas no folheto das “Lições Bíblicas” (“notas e comentários” relativos às Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional).

seal_2291_thumb36 
  
No Journal, do mês de março, um comunicado fala que na edição de abril as “notas e comentários” relativos às Lições Bíblicas da Escola Dominical Internacional serão publicados na forma de livrete trimestral.


Pleasant-View_1890_thumb160
Pleasante View – Concord, New Hampshire- 1890 -  www.longyear.org
 

Desta forma, é instituído o primeiro Livrete Trimestral da Ciência Cristã - The Christian Science Quarterly, Volume 1, Número 1, abril-maio-junho de 1890, com copiosas referências da Bíblia e passagens correlativas do livro Ciência e Saúde. Selecionadas por uma comissão de quatro pessoas, onde o nome de Frank E. Mason, CSB não aparece na publicação.

Somente mais tarde é que a Sra. Eddy introduz seus próprios temas. Um artigo do Journal, mês de maio, descreve uma experiência bem sucedida de seleções da Bíblia e de Ciência e Saúde usadas no lugar de um sermão proferido por um pastor.


1903_Pleasant-Street-em-Concord-Neww[1]
    Pleasante View  a partir de  Pleasante Street – 1903   
 

1891: A prática da leitura das "Lições Bíblicas" nos cultos de domingo tornou-se tão generalizada que, numa reunião da Associação de Cientistas Cristãos, em outubro, o tema entrou em pauta, havendo longa discussão, com registro a favor desta prática no lugar de sermões proferido por pessoas.

Neste ano, para tornar uniforme os serviços religiosos das igrejas da Ciência Cristã, a Sra. Eddy introduz uma “Ordem do Serviço”, que incluía leituras da Bíblia e de Ciência e Saúde, na forma de sermão.

1894: A Sra. Eddy ordena, no dia 14 de dezembro, a Bíblia e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras pastor d’A Igreja Mãe, A Primeira Igreja de Cristo Cientista, em Boston:

CINCIA-E-SADE_GRANDE_thumb63
 

“Eu, Mary Baker Eddy, ordeno a BÍBLIA e CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS Pastor de A Igreja Mãe, A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, em Boston, Ma., e eles continuarão a pregar para esta Igreja e para o mundo” (Manual da Igreja, p.58).
 
1895: Daisette McKenzie recorda-nos que a Sra. Eddy, antes de ordenar a BÍBLIA e CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS Pastor d’A Igreja Mãe, vinha recebendo cópias de sermões, proferidos nas igrejas que Cristo, Cientista, onde não distinguia se o escritor destes textos era cientista cristão, espiritualista ou teosofista.

Por isso, retirou-se em oração para saber o que fazer no intuito de solucionar este impasse. No final de três semanas recebeu a resposta, resolvendo o problema ao ordenar (Conhecemos Mary Baker Eddy, 1ª Edição, p.47-48): “a Bíblia e Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras pastor de todas os filiais d’A Igreja Mãe” (publicado no Journal de abril).

xBNNR20home20page20PV20address_thumb

 10 mil pessoas comprimentam Mary Baker Eddy
 Pleasante View junho de 1903,




Pesquisa e organização:  Edésio Ferreira Filho, MSc.

________________________________



Sugestão para  estudar  as Lições Bíblicas
da Ciência Cristã



 
Jim Fisher, CS.
Chagrin Falls, OH, EUA.  


 
Se você é novato no estudo da Lição Bíblica da Ciência Cristã, aqui estão algumas dicas simples:

- Comece com uma boa compreensão do “Texto Áureo”. Ele é a porta de entrada para a mensagem da Lição Bíblica.

- Prossiga com a Leitura Alternada”, estudando-a como desdobramento do Texto de Áureo.

- Ao usar uma edição impressa da Lição Bíblica, marque as passagens interessantes, com um marcador de texto, quando estiver lendo-a pela primeira vez. Da próxima vez, use um pouco mais de tempo para entendê-las melhor. Estas citações podem sair do seu foco de estudo, por alguma razão, da próxima vez que for ler o texto! 

- É muito importante compreender como as passagens de Ciência e Saúde se relacionam com as citações da Bíblia. Aproveite a oportunidade para desfrutar das relações existentes.

- Toda vez que você ler a Lição Bíblica certifique-se de examinar cuidadosamente a primeira e última citação de Ciência e Saúde. Às vezes, a primeira passagem de Ciência e Saúde da primeira seção da lição é correlativa ao texto áureo. Compare os duas citações, veja se existe alguma relação entre elas. Além disso, a última citação de Ciência e Saúde pode aparecer como resumo de toda a Lição Bíblica.

- A Bíblia, documento escrito há séculos, foi traduzida, ao longo do tempo, em diferentes línguas antes de alcançar o idioma que você lê. Por isso, uma passagem bíblica pode soar vaga ou confusa. Para apoiar seu estudo, procure ajuda de um bom dicionário bíblico   e  se puder diferentes traduções da Bíblia.

- Frases e palavras em Ciência e Saúde, muitas vezes necessitam, para serem entendidas, de bom nível de compreensão da língua em que estão traduzidas. Um bom dicionário deve ser usado, se for necessário. Não se acanhe!


Com_CS
   

Por último, o mais importante é se esforçar para demonstrar ou provar, a cada dia, as verdades encontradas na Lição Bíblica. Não espere muito para fazer isso. Use a inspiração, para vencer e destruir o medo, o pecado e a doença, o resultado é conforto e amor!
 

Sugestão para  estudar  as Lições Bíblicas da Ciência Cristã é Copyright © 2009 James D. Fisher - All rights reserved.

_________________________



“O que é que pode sondar o infinito! Como deveremos anunciá-lo, até que, na linguagem do apóstolo, "todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo"?…” Ciência e Saúde Com Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy  (519:18-22). 


__________________________________



As Lições Bíblicas da Ciência Cristã constituem uma fonte diária de consolo, apoio e inspiração. Cada Lição consiste de versículos bíblicos, ampliados e explanados pelas passagens correlativas de Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras.

As ideias inspiradas das Lições Bíblicas podem ser aplicadas no trabalho, no lar, na escola, onde quer que você vá. Esse esboço prático de estudo espiritual autodidata analisa tópicos pertinentes à vida diária. As passagens são selecionadas com o objetivo de oferecer um fundamento para o estudo independente de um tema semanal.

O Livrete Trimestral com citações consiste de uma página e das referências para a lição, permitindo que você leia e estude nos livros cada seção, dentro do contexto.

Esse recurso diário pode ajudá-lo a encontrar inspiração e coragem para fazer escolhas inteligentes, resolver situações desafiadoras e ser uma fonte de consolo para outras pessoas. (O ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÃ)


_________________________________________